Analisando Enigma do Príncipe | O Caldeirão Saltitante »The Hopping Pot

19 de setembro de 2015

Analisando Enigma do Príncipe

Lost Details About Half-Blood Prince
Apesar de muitas críticas dos fãns quanto à tradução do tí­tulo do livro, onde muitos ficaram indignados por não ser traduzido como Harry Potter e o Prí­ncipe Mestiço, Harry Potter e o Enigma do Príncipe foi escolhido pela própria J.K. Rowling. 

Segundo Lia Wyler, a tradução literal não daria conta da ambigüidade do original e Rowling pediu três sugestões. "Mandei o misterioso prí­ncipe, o prí­ncipe-mestiço e o enigma do prí­ncipe. Ela escolheu o último", conta Lia.

Acompanhe abaixo a sexta parte da coluna de detalhes despercebidos dos filmes de Harry Potter.
 Detalhe 1
Para chegar ao Beco Diagonal você deve passar primeiro pelo Caldeirão Furado. É um dos portais primários na Inglaterra, do mundo trouxa para o mundo bruxo. Raramente foi mencionado desde a primeira vez de Harry no Beco Diagonal, mas presumivelmente os bruxos precisam atravessá-lo. Porém para fazer a travessia é obrigatória uma magia sobre os tijolos do muro, para que então abra-se a passagem.
[Assistir]


 Detalhe 2
Logo quando chegam ao povoado trouxa de Budleigh Babberton no qual Horácio Slughorn estava se escondendo dos Comensais da Morte, Dumbledore e Harry param em frente a casa onde ele esta escondido. O povoado Possui uma igreja e um memorial de guerra no centro da cidade. Os moradores da casa em que Horácio se hospedou estavam nas Ilhas Canárias.
Observe a diferença de altura entre os personagens depois de um corte de cena e outro.
 

  Detalhe 3
Muito fãs criam ideias de que Rowling em algum momento irá aparecer em um dos filmes. Em Cálice de Fogo alguém espalhou o boato de que a mulher loira ao lado de Hagrid na primeira tarefa é J.K. mas nada foi declarado. Depois vieram os boatos que era J.K. novamente na capa da revista de tricô em Enigma do Príncipe. Mas obviamente é mentira também [Ver mais]

 Detalhe 4 
Também conhecida por Píchi - apelido dado por Gina -, Pichitinho é a coruja de Rony. Pequena, cinzenta, muito barulhenta e hiperativa, costuma ficar muito feliz após fazer as suas entregas, recebendo o reprovamento de Edwiges. Foi um presente de Sirius depois que Perebas voltou a ser Pedro Pettigrew.

  Detalhe 5
Um Sensor de Segredos é um Detector de Magia Negra, e se parece muito com uma antiga antena de TV, só que mais ondulada. Ela vibra quando detecta segredos e mentiras.

O Professor Moody tem um Sensor de Segredos em sua sala em Hogwarts. Ele diz a Harry que ele não funciona na escola, pois há muita interferência com os estudantes mentindo sobre o porquê deles não terem feito suas lições de casa e outros trabalhos. O Sensor tem vibrado desde que Moody chegou a Hogwarts.

Alem disso podemos ver Draco segurando o cajado de Lucio e um gato (Madame Nora?) em cima dos malões dos alunos.

  Detalhe 6
O corpo docente de Hogwarts na maioria das vezes sempre foi um mistério. Com professores e funcionários desconhecidos, muitos deles muitos deles passam despercebidos por nós. Uma das professoras entre Dumbledore e Hagrid sempre foi vista na escola, como no baile de inverno e na batalha de Hogwarts, na qual morre. [Ver mais]

 Detalhe 7 
Logo apos a Professora McGonagall dizer que Harry estava apto para estudar Poções, ele e Rony passam por um corredor. Se você observar atentamente, esse é o mesmo corredor usado no primeiro filme, quando o Trasgo entra no banheiro das meninas. 
O mesmo corredor pode ser visto anteriormente logo no começo do filme, depois do discurso do Dumbledore. 
 

  Detalhe 8
Na véspera de Ano-Novo de 1926, a jovem Mérope Gaunt foi cabaleando no meio da neve, à um orfanato trouxa de Londres, dando à luz ao seu único filho, e instantes depois indo a óbito. Antes de sua morte, ela conseguiu fazer um pedido - que o seu bebê se chamasse Tom Servolo Riddle.

Riddle passou onze anos e meio de sua vida neste orfanato, descrito como "pobre, mas imaculadamente limpo" num "prédio quadrado e sinistro cercado por altas grades", escadarias de pedra, e um pátio vazio. O estabelecimento era administrado pela governanta Sra. Cole, que aparentemente havia feito um bom trabalho no local - o orfanato estava limpo e os órfãos "pareciam razoavelmente bem cuidados". A mobília do escritório da Sra. Cole era velha e desparelha. O quarto de Tom Ridde era uma pequeno cômodo vazio exceto pelo guarda-roupa velho, a cama de ferro e a cadeira dura de madeira. O orfanato permitia que crianças de pouca idade andassem por Londres, as levando no verão para praia.

 Detalhe 9
Em sua infância, Tom Riddle foi levado para um local à beira-mar perto esta caverna de férias com seu orfanato. Ele descobriu essa caverna e aterrorizou dois companheiros órfãos, Amy Benson e Dennis Bishop.

Ele nunca falou sobre o incidente. Sem magia, entrar na caverna exigiria habilidades de montanhismo extraordinariamente qualificados, logo que os barcos não podem se aproximar das falésias.

 Detalhe 10
O sétimo andar de Hogwarts possuiu muitos corredores e é neste andar estão as entradas para a Torre Grifinória e para a Torre Norte onde fica a sala de adivinhação. O escritório do diretor da Corvinal fica na décima terceira janela à esquerda da Torre Oeste. 

A Sala Precisa só pode ser encontrada por alguém que a necessite desesperadamente. A pessoa deve andar pelo corredor três vezes, passando por um retrato de Barnabás, o Amalucado, enquanto se concentra no que precisa. Quando a sala se revelar, irá conter a solução para aquela necessidade.

Originalmente ao invés de uma tapeçaria de um unicórnio, seria colocado em seu lugar a tapeçaria dos trasgos bailarinos. Uma cena foi gravada mas descartada na edição final. 

No sexto ano uma parede surgiu onde anteriormente havia um corredor que no final havia outro que virava a esquerda.

  Detalhe 11
Quando Draco precisou esconder o Armário Sumidouro, Harry precisou esconder o livro do Príncipe Mestiço e Trelawney quis esconder suas garrafas de bebida, a sala estava atulhada de objetos ilegais ocultados pelos alunos de Hogwarts durante vários séculos de uso.

Dentre eles podem ser vistos a Harpa usada para adormecer Fofo, a câmera de fotos usada por Snape na aula de Defesa Contra as Artes das Trevas e um tambor usado pela banda da escola na terceira tarefa.

 Detalhe 12
O time de Quadribol da Grifinoria mudou bastante apos o quinto ano. Com a saída de Fred e Jorge, foram colocados em seus lugares Juca Slooper e Andre Kirke que era um péssimo jogador, chegou a gritar e cair da vassoura durante uma partida contra a Lufa-Lufa e não venceu os testes para entrar de novo no time durante o sexto ano.

Apos os testes esses foram os escolhidos:
Demelza Robins »  Artilheira, segundo Harry ela é particularmente ágil em se desviar de balaços. 
Gina Weasley »  Artilheira
Catia Bell »  Artilheira
Cadu Coote »  Batedor
Jaquito Peakes »  Batedor
Harry Potter » Capitão e Apanhador
Rony Weasley »  Goleiro

Substitutos:
Cormaco McLaggen » Substituiu Rony depois que ele é envenenado pelo Hidromel. Tem uma certa tendência a se achar o capitão do time, dando ordens nas quais, para irritação de Harry, ele tem razão.

Dino Thomas » Substituiu Catia Bell depois que ela é amaldiçoada pelo colar de opalas. Harry se arrepende de por Dino no time depois que ele começa a sair com Gina. Sua segunda opção era Simas, que fica chateado com Harry.
As irmãs gêmeas Flora e Hestia Carrow não estão nos livros, mas foram incluídas durante as gravações em Gloucester. Elas podem ser vistas no expresso de Hogwarts, no Clube do Slugue e na festa de natal. Provavelmente tem parentesco com os comensais da morte Amico e Aleto.

  Detalhe 13
Liane pode ser vista no Três Vassouras quando Harry encara Draco. A cena é bem rapida e particularmente eu nao havia visto ela. Repare também que tem dois copos na mesa, obviamente o outro é de Catia.

  Detalhe 14
Para se adaptar melhor a cada filme, o mapa do maroto passou por algumas mudanças ao decorrer da saga. No sexto ano a entrada da sala precisa era localizada na parede a direita (ou ao lado) de onde ficava a entrada original mostrada no quinto ano. E no lugar dessa entrada foi colocado uma grande gaiola com um passaro branco e outro preto representando o yin e yang.

No sétimo ano a entrada voltou a ser novamente a mesma do quinto ano e a gaiola foi removida.

  Detalhe 15
No primeiro jogo da Grifinoria contra a Sonserina do sexto ano, Rony estreia como Goleiro. Logo atras dele podem ser vistos Cadu Coote e Jaquito Peakes treinando.
Rapidamente podemos ver mais claramente cada membro do time de quadribol da Sonserina. Os nomes abaixo são apenas especulações de quem seria cada jogador, ja que não temos nada oficial.

  Detalhe 16
O time da Sonserina teve, por muito tempo, a fama de ser bom, porém não melhor que o da Grifinória. Eles ganharam a Copa por sete anos consecutivos até a Grifinória finalmente ganhar em 1994. Conhecido por usar estratégias baixas, o time da Sonserina é formado por jogadores corpulentos, em exceção a Draco. Não há garotas no time.

O time é formado pelos seguintes jogadores:
1 - Desconhecido - Goleiro
2 - Vincent Crabbe » Batedor
3 -  Gregory Goyle » Batedor
4 - Vaisey » Artilheiro
5 - Graham Montague » Artilheiro. É Montaque que conta para Draco sobre o Armário Sumidouro.
6 - Blasio Zabini » Artilhero. Nos livros ele não joga no time.
7 -  Draco Malfoy » Apanhador. Provavelmente foi substituído por outro aluno, ja que estava secretamente encarregado de consertar o amario sumidouro e matar Dumbledore.

Cassius Warrington » Artilheiro. Não aparece nos filmes.


  Detalhe 17
Um erro de continuação ou mesmo descuido dos produtores foi colocar o salão comunal da Grifinoria na Torre de Astronomia. Quem prestou atenção nos filmes sabe que, em Cálice de Fogo, fica bem claro que a Torre da Grifinoria tem entrada nas Escadarias e é localizada perto da Torre do Relógio, como mostrado na imagem abaixo, a direita. 

Apesar de ser vista rapidamente e de longe durante os filmes, a Torre de Astronomia se tornou uma peça importante ao decorrer de Enigma do Príncipe ganhando uma versão para o parque temático de Harry Potter.

  Detalhe 18
Eldred Worple é um ex-aluno de Hogwarts e queridinho do Professor Horácio Slughorn. Fazia parte do Clube do Slugue e até hoje mantém contato com o professor. É também autor do livro Irmãos de Sangue: Minha Vida entre Vampiros por sua convivência com Sanguini.

Sanguini é um vampiro alto e emaciado, com escuras olheiras sob os olhos. É amigo de Eldred Worple e estava presente com esse na festa do Clube do Slugue em 1996 e olhava os convidados com um olhar muito entediado. Veja mais imagens dos personagens clicando aqui.

  Detalhe 19
Quando os comensais da morte atacam A Toca, Harry persegue Belatrix. Gina vai atras e é surpreendida por Greyback. Ele desarma ela, mas essa cena de 1 segundo foi cortada do filme. Ela pode ser vista em alguns trailers. Perceba que ela se abaixa para pegar a varinha quando Harry chega para protege-la.

  Detalhe 20
Amelia Bones era uma bruxa de ossos largos, queixo quadrado e cabelos curtos grisalhos, era chefe do Departamento de Execução das Leis da Magia. Bastante conhecida na comunidade bruxa, tinha fama de ser justa e honesta. Presidiou a audiência de Harry durante o quinto ano. Tia de Susana Bones. Foi encontrada morta em sua casa em 1995.

  Detalhe 21
No começo muitos acharam que era um aluno da Sonserina conversando com Dino Thomas no salão principal. Mas na realidade é Marcos Belby, seu tio Dâmocles Belby, foi o inventor da Poção do Acônito ou Poção Mata-Cão e por isso entrou para a Ordem de Merlin. Por esse motivo foi convidado para uma reunião no Clube do Slugue. Se não fosse pelo fato de seu pai ter cortado relações com seu tio, ele teria entrado para o seleto grupo de Slughorn em 1996.

É possível que Marcos Belby seja descendente de Flávio Belby, um bruxo que viveu no Séc. 18 e que é famoso por ser o único sobrevivente, pelo que se sabe, do ataque de uma criatura mágica e rara encontrada em climas tropicais, a Mortalha-Viva. Ele sobreviveu ao ataque no ano de 1782 utilizando o feitiço do Patrono, depois de tentar, sem sucesso, um Feitiço Estuporante.

  Detalhe 22
Harry vai sozinho esconder o livro do Príncipe Mestiço na Sala Precisa, e para marcar o local do esconderijo, coloca um busto, uma peruca, e, em cima, sem ter consciência do que era, colocou o Diadema de Ravenclaw.

"Harry avançou ligeiro por uma das muitas travessas entre tantos tesouros escondidos. Virou à direita depois de um enorme trasgo empalhado, correu uma pequena distancia, embicou para a esquerda junto ao armário sumidouro quebrado, onde Montague se perdera no ano anterior, e finalmente parou em frente a uma grande armário que dava a impressão de ter recebido ácido em sua superfície cheia de bolhas e escondeu o livro dentro.

Para marcar o local, pegou um busto lascado de um bruxo velho e feio de cima de uma caixote próximo, colocou-o no alto do armário em que escondera o livro, encarrapitou uma velha peruca empoeirada e uma tiara oxidada na cabeça da estatua para poder distingui-la."

  Detalhe 23

Muitos dos objetos usados no quinto ano podem ser vistos na Sala Precisa, incluindo o lustre que ficava na sala durante o treinamento da Armada de Dumbledore. Ele é visto novamente no sétimo ano o que nos leva a deduzir que Harry estava bem próximo ao Diadema no sexto ano, mas como ele não sentiu a Horcrux igual sentiu as outras?

 Detalhe 24
Depois do funeral de Aragogue, Hagrid convida Harry e Horacio para tomar algumas doses de Berry Ocky Rot  que é um vinho de fruta contendo 17% de álcool. Ele foi feito a partir de bagas, que estão representadas no rótulo e esmagadas pelas "mãos justas" dos "nossos melhores elfos domésticos", e envelhecido um barril de carvalho por mil anos.

Observe que de um corte para o outro o copo ao lado do professor Horacio muda de posição depois que Hagrid cai no sono.
 

 Detalhe 25
Muitos personagens estão no patio de transfiguração depois que Dumbledore é jogado da torre de astronomia mas poucos são vistos. Abaixo uma analise dos que estavam presentes.
Não deixe de conferir os outros artigos da coluna Detalhes Despercebidos dos filmes no nosso blog.
HP1 » HP2 » HP3 » HP4 » HP5

2 Corujas:

Unknown disse...

A professora ao lado de Hagrid e Dumbledore acho que é a Bathsheda Babbling que leciona Runas Antigas

Anônimo disse...

Nossa, como estou aliviado que Harry ira jogar este ano, muito obrigado pelas informações

Postar um comentário

Bruxarias

Marcadores

harry potter mundo magico quadribol hogwarts floreios e boroes beco diagonal fanmade harry potter hogsmeade alvo dumbledore harry potter imprimir dolores umbridge arvore genealogica cartas de harry potter diy familia black horcrux letter harry potter luna lovegood ministerio da magia ministry of magic professores de hogwarts replicas harry potter severo snape travessa do tranco Godric's Hollow a vida e as mentiras de alvo dumbledore alta inquisidora ariana dumbledore basilisc bertie boot bezoar biblioteca de hogwarts bicho papao brigada inquisitorial cartas de hogwarts cedrico diggory chocolate frog clube do slug como fazer death ariana dumbledore death eater defesa contra as artes das trevas desiluminador espada de grifindor fleur delacour fred weasley gemialidades weasley gilderoy lockhart golden snitch harry potter 3D harry potter beans harry potter books harry potter famous harry potter personagens harry potter ticket hermione grander hermione granger high inquisitor hogwarts express hogwarts library jorge weasley lilian evans maquete de quadribol mask death eater monitor de hogwarts niems noms o pasquim os contos de beedle o bardo papercraft papercrafts harry potter percy weasley permissao de visita a hogsmeade polyjuice potion pomo de ouro potion harry potter potion labels potions pottermore poçao polissuco prisioner of azkaban produtos weasley profeta diario remo lupin replica harry potter rita skeeter rony weasley rotulo de poçoes sapos de chocolate sirius black slug club slughorn testamento do dumbledore the quibbler torneio tribruxo twizard tournament visit hogsmeade vitor krum will of dumbledore wizard wheezes