Pages

Aulas

Biblioteca

Beco Diagonal

Hogsmeade

Animais Fantásticos

Cenas Deletadas

17 de março de 2020

Cabeças Encolhidas do Noitibus

Shruken Heads
Conhecidas também como Tsantsas, as cabeças encolhidas fazem parte da crença dos Jivaros, que segundo a lenda existe um espírito vingativo que habita o corpo humano chamado Muisak. Assim os inimigos deviam ter suas cabeças arrancadas e transformadas em Tsantsas. Os guerreiros da tribo selavam a boca e os olhos com cavilhas de madeira para então ferver a cabeça por uma ou duas horas. Se não cozida corretamente a cabeça fica com um aspecto gosmento e perdia o cabelo. Depois disso os olhos e a boca eram costurados.

Os membros da tribo Peruana ainda esfregavam carvão para escurecer mais ainda a cabeça encolhida. Isso era feito com o intuito de manter a alma vingativa afastada da Tsantsa.

No mundo bruxo elas são usadas como adereços de bares e lojas, como por exemplo, o Três Vassouras que possuia uma coleção de seis cabeças encolhidas que ficavam na entrada, dando recados e avisado que bruxos menores de idade eram proibidos de entrar em determinados dias. Apesar de terem olhos e a boca costurada, eles podem exergar e falar normalmente. 

Uma das mais conhecidas é Dre, a cabeça Jamaicana que serve de adereço do serviço de transporte para bruxos perdidos, o Noitibus. Ela é muito observadora, conversa com os passageiros, avisa o motorista sobre obstáculos e até conta piadas. Não se sabe qual feitiço ou encatamento de animação é usado para trazer essas criaturas de volta à vida.

Alguns bruxos consideram as cabeças encolhidas objetos das trevas devido à sua origem. As suas personalidades podem variar, uma cabeça encolhida é uma impressão do dono da cabeça original que pode ser comparável a retratos ou um tipo de morto-vivo criado através da Necromancia.

Elas podem ser compradas na Borgin & Burkes. Em 1992, Harry Potter notou que algumas Tsantsas estavam na vitrine de uma loja na Travessa do Tranco e aparentemente a tradição se aplicava também a cabeça de elfos domésticos.

Em 1995 quando visitou o Largo Grimmauld, Harry viu uma fileira de cabeças encolhidas montadas em placas na parede. Depois de olhar mais de perto, ele percebeu que as cabeças pertenciam aos elfos domésticos. Harry descobriu mais tarde que decapitar velhos elfos domésticos e montar suas cabeças em exibição era uma tradição na família Black.

Durante o ano letivo de 1996, as regras de Hogwarts estavam cada vez mais rigídas em relação à objetos trazidos para dentro do castelo. Hermione Granger menciona que Vincent Crabbe possuia uma cabeça encolhida mas que foi confiscada por Argo Filch com o pretexto de que seria um objeto das trevas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário