»Quadribol para Trouxas | O Caldeirão Saltitante »The Hopping Pot

3 de abril de 2015

»Quadribol para Trouxas

Quidditch for Muggles
O Quadribol trouxa, às vezes chamado simplesmente de Quadribol, foi criado em 2005 no Middlebury College, em Middlebury, Vermont, EUA. Desde então, ele cresceu e desenvolveu-se, passando por diversas alterações e adaptações nas regras de jogo, estando atualmente na sétima versão das regras, publicada pela Associação Internacional de Quadribol, já existindo uma versão resumida das regras em português

A adaptação foi feita para, obviamente, jogar-se no chão, em um campo semelhante a um campo de hóquei. São colocados 3 anéis em cada lado do campo. Todos os jogadores devem carregar uma vassoura entre suas pernas o tempo inteiro, sem tocar o chão. Uma bola de voleibol é usada como a goles e duas bolas de queimada servem como balaços. 

O pomo de ouro é uma bola de tênis amarrada e carregada por uma pessoa considerada neutra, o snitch runner. Após o início da partida, o snitch runner é livre para correr além do campo, tendo que ser perseguido pelos apanhadores. É pré-determinado um tempo para que o snitch runner tenha que voltar ao campo, mesmo sem ter sido pego.

A Vassoura
Ela é a peça mais icônica do Quadribol e sua utilização é a regra fundamental, que diferencia o esporte de todos os outros. Ela deve ser de madeira ou plástico, possuindo de 81 à 122 cm, podendo ter ou não cerdas. O jogador precisa estar montado nela o tempo inteiro, a não ser quando ele for atingido por um balaço, quando ele deve desmontar, voltar para seus aros e remontá-la. 

E "estar montado" significa mantê-la entre as pernas, tocando alguma parte do corpo e não deixar que a mesma toque o chão. Ela pode ser suspensa pelas coxas, mãos ou ambos, mas é proibido utilizar qualquer equipamento que a prenda ao corpo.

Os aros
Três aros são colocados em cada lado do campo, a diferentes alturas, com uma distância de 2 vassouras (2,34 m). Conforme atualização na 8ª edição das regras, o diâmetro interno de cada aro pode variar de 81 a 86 cm.

A goles e o Balaço
A goles é uma bola flexível com tamanho entre 65 e 67 cm, geralmente sendo utilizada uma bola de voleibol, mais murcha que o habitual para aquele esporte. Ela é controlada pelos artilheiros e goleiros, e somente por eles. Pontua-se 10 pontos quando a mesma passa por qualquer um dos aros.

O balaço é uma bola de queimada, com 21,6 cm, usada pelos batedores. Existem 3 balaços em jogo (diferentemente da versão fictícia, quando são 2), para que nenhuma equipe tenha monopólio dos mesmos durante o jogo. Eles são usados para acertar qualquer outro jogador no campo. 

Quando um jogador é atingido por um, ele deve desmontar da vassoura, soltar quaisquer bolas que estiver segurando, voltar até os aros de sua equipe, tocar em um deles, remontar na vassoura e voltar à partida, simulando um tempo de recuperação.

O Pomo de Ouro
O pomo de ouro é, tipicamente, uma meia dourada, de 30 a 35 cm, com uma bola de tênis, de 21 cm, colocada dentro da mesma. A meia é então presa, como uma cauda, à parte de trás do calção de uma pessoa, o snitch runner. Este é neutro no jogo, como o árbitro, e deve fazer o possível para que nenhum dos apanhadores consigam retirar a bola dele. 

Apenas apanhadores podem tocá-lo, e estes devem tentar pegar a bola sem força excessiva contra o snitch runner. O jogo acaba quando o pomo é pego por um dos apanhadores, que ganha 30 pontos (diferentemente da versão fictícia, quando são 150) para sua equipe.


A International Quidditch Association (IQA) é a principal associação do esporte. Ela foi fundada como Intercollegiate Quidditch Association em 2007, após a primeira partida entre universidades. A entidade mudou de nome em 2010 para US Quidditch (Associação Estadunidense de Quadribol) congregando mais de 1000 times, de 13 países, principalmente EUA e Canadá.

A primeira edição, ainda como Intercollegiate Quidditch World Cup, ocorreu em 2007, sediada na Middlebury College, em Vermont, tendo apenas duas equipes competindo: Middlebury e Vassar College, de Poughkeepsie, Nova Iorque. O evento de 2013 ocorreu em Kissimmee, Flórida. É um evento de dois dias, possuindo, além dos jogos de quadribol, atividades musicais (como Harry and the Potters e outras estrelas do Wizard rock) e culturais. 

É um grande evento de divulgação do esporte. Em 2014, ocorreu a 7ª edição do evento, nos dias 5 e 6 de abril, em North Myrtle Beach, na Carolina do Sul.

A IQA organiza anualmente uma conferência anual, chamada de QuidCon. Em 2014, ocorreu a terceira edição, em Washington, D.C. Ela reuniu 50 jogadores, de mais de 30 equipes, para discutir formas de ajudar a organziar o esporte e gerenciar suas equipes.

0 Corujas:

Postar um comentário

Bruxarias

Marcadores

harry potter mundo magico quadribol hogwarts floreios e boroes beco diagonal fanmade harry potter hogsmeade alvo dumbledore harry potter imprimir dolores umbridge arvore genealogica cartas de harry potter diy familia black horcrux letter harry potter luna lovegood ministerio da magia ministry of magic professores de hogwarts replicas harry potter severo snape travessa do tranco Godric's Hollow a vida e as mentiras de alvo dumbledore alta inquisidora ariana dumbledore basilisc bertie boot bezoar biblioteca de hogwarts bicho papao brigada inquisitorial cartas de hogwarts cedrico diggory chocolate frog clube do slug como fazer death ariana dumbledore death eater defesa contra as artes das trevas desiluminador espada de grifindor fleur delacour fred weasley gemialidades weasley gilderoy lockhart golden snitch harry potter 3D harry potter beans harry potter books harry potter famous harry potter personagens harry potter ticket hermione grander hermione granger high inquisitor hogwarts express hogwarts library jorge weasley lilian evans maquete de quadribol mask death eater monitor de hogwarts niems noms o pasquim os contos de beedle o bardo papercraft papercrafts harry potter percy weasley permissao de visita a hogsmeade polyjuice potion pomo de ouro potion harry potter potion labels potions pottermore poçao polissuco prisioner of azkaban produtos weasley profeta diario remo lupin replica harry potter rita skeeter rony weasley rotulo de poçoes sapos de chocolate sirius black slug club slughorn testamento do dumbledore the quibbler torneio tribruxo twizard tournament visit hogsmeade vitor krum will of dumbledore wizard wheezes