Varinhas Mágicas, Fabricantes e Núcleos | O Caldeirão Saltitante »The Hopping Pot

Varinhas Mágicas, Fabricantes e Núcleos

As seguintes observações sobre os três principais núcleos para varinhas usados pelo Sr. Olivaras são retirados de suas próprias anotações.

No começo da minha carreira, enquanto eu assistia o meu pai fazer varinhas e lutar com subpadronizados materiais para núcleo como cabelo de Cavalo-do-Lago, eu concebi uma ambição em descobrir os mais finos núcleos e trabalhar apenas com eles quando chegasse minha hora de assumir o negócio da família. Isso eu fiz. Depois de muita pesquisa e experimentação, eu concluí que apenas três substâncias são capazes de produzir varinhas de qualidade suficiente para eu dar o ilustre nome Olivaras: Pêlo de unicórnio, fibra de coração de dragão e pena de fênix. 

Cada um desses materiais caros e raros tem sua propriedade mágica distinta. A seguir, represento um pequeno sumário de minhas pesquisas de cada um dos Núcleos Supremos. Os leitores devem ter em mente que cada varinha é composta de um corpo de madeira e um núcleo, e adquire a experiência de seu dono. As tendências de cada uma devem contrabalançar ou superar a da outra; então esta é apenas uma visão geral de um objeto muito complexo.

Unicórnio

O pêlo de unicórnio costuma produzir um tipo mais consistente de mágica, que é menos sujeita a flutuações e bloqueios. Varinhas com núcleo de unicórnio geralmente são mais difíceis de utilizar para Artes das Trevas. São as varinhas mais confiáveis, e costumam manter uma forte ligação com seu primeiro dono, independente de ter sido um bruxo ou bruxa rígido.

Outra desvantagem do pêlo de unicórnio é que eles não fazem varinhas muito fortes (embora a madeira compense), pois podem gerar certa melancolia caso sejam muito maltratadas, o que significa que o pêlo de unicórnio pode “morrer” e precisar ser trocado.

Dragão

Como uma regra, fibra de coração de dragão produz as varinhas mais poderosas, e que são capazes de fazer os feitiços mais elaborados. Varinhas de dragão tendem a aprender mais rápido do que as feitas de outros objetos. Uma vez que tenha sido tomada de seu mestre, ela cria um forte vínculo de fidelidade com seu dono atual.

As varinhas de dragão são melhores com Artes das trevas, embora ela não vá mudar por vontade própria. Esse também é, dos três núcleos, o mais inclinado a acidentes, sendo um pouco temperamental.

Fênix

Esse é o mais raro dos núcleos. Penas de fênix são capazes de fazer uma grande variedade de feitiços, embora ela leve um tempo maior que as de dragão ou unicórnio para revelar isso. Elas mostram mais iniciativa, às vezes agindo por vontade própria, uma qualidade que muitos bruxos e bruxas não apreciam.

Varinhas de pena de fênix são as mais críticas em se tratando de futuros donos, e as criaturas que elas escolhem são as mais independentes e destacadas do mundo. Essas varinhas são as mais difíceis de se personalizar, e sua fidelidade geralmente é algo difícil de se conquistar.



Um dos instrumentos mais importantes de um bruxo, a varinha mágica é o que permite reunir a energia e o poder mágico para se lançar um feitiço, encantamento, azaração ou maldição. Externamente a varinha é feita de madeira. Internamente ela possuí um cerne mágico, que pode ser corda de coração de dragão, pena de fênix, pêlos da cauda de um unicórnio, entre outros.

As árvores que produzem madeira para a fabricação de varinha são protegidas por magia e têm maldições para quem quiser roubá-las.

Fabricantes de Varinhas
 
Geraint Olivaras
Geraint assumiu o negócio da família em Londres, estudando mais sobre varinhas e se tornando um talentoso fabricante de varinhas. Ele considerava uma honra combinar uma bruxa ou bruxo com uma varinha feita da madeira do Cipreste porque indicava que ele havia encontrado alguém que iria morrer heroicamente, e deixou esse fato em seus escritos.
 
Gerabold Olivaras
Gerbold acreditava que o Abeto produzia "a varinha do sobrevivente", pois ele havia vendido varinhas dessa madeira para três magos diferentes, cada um dos quais se viu em perigo mortal e saiu ileso. Ele também gostava de dizer: "Se você busca integridade, procure primeiro entre os Álamos", o que seu neto Garrick achou correto com base em sua própria experiência com varinhas de álamo e seus donos.
 
Gervaise Olivaras
De acordo com Gervaise, era impossível enganar um bruxo ou bruxa que carregasse uma varinha de madeira de Cedro, opinião que seu filho Garrick compartilhava. Como era prática na época, um cliente costumava presentear o fabricante de varinhas com uma substância mágica à qual ele estava ligado, ou herdado, ou pelo qual sua família jurou. Como tal, Gervaise usou uma grande variedade de núcleos de varinha. No início de sua carreira, seu filho Garrick viu seu pai trabalhando com materiais de núcleo de varinha abaixo do padrão, como cabelo de Kelpie, bigode de Amasso e bigode de Trasgo. Foi então que ele concebeu a ambição de trabalhar apenas com os melhores núcleos, e assim descobrir a varinha ideal.
 
Garrick Olivaras
Revolucionou a forma como as varinhas eram fabricadas, tendo núcleos de substâncias mágicas imensamente poderosas habilmente encerradas em madeiras de varinhas especialmente selecionadas e complementares, com o resultado de que a varinha seria combinada com um dono pelo qual a própria varinha sentia afinidade.
 
Mykew Gregorovitch
Durante o curso de sua carreira como fabricante de varinhas, Gregorovitch tornou-se um especialista em varinhas e forneceu varinhas confiáveis a muitas bruxas e bruxos em países europeus. Olivaras, no entanto, não gostava do trabalho de Gregorovitch. Ele reconheceu que Gregorovitch era um "bom fabricante de varinhas", mas, na mesma frase, menosprezou seu estilo. Enquanto Olivaras não concordava com muitas das conclusões de Gregorovitch, eles concordavam sobre as varinhas de Espinheiro, que eram complexas e intrigantes em sua natureza.
 
Thiago Quintana 
As varinhas de Quintana causaram sensação quando foram introduzidas pela primeira vez. Elegantes e extraordinariamente longas em design, elas produziam feitiços de "força e elegância". Elas continham uma única espinha tirada das costas de um dos Monstros do Rio Branco nativos do Arkansas. Inicialmente, havia temores de que a espécie estivesse sendo pescada em excesso, mas o impacto ecológico foi diminuído pelo fato de que apenas Quintana sabia como atrair as criaturas. Ele guardou ferozmente esse segredo até sua morte, após a qual varinhas contendo núcleos de espinha do Monstro do Rio Branco não foram mais feitas.

Shikoba Wolf
De descendência Choctaw, Wolfe era mais conhecido por fabricar varinhas que eram primorosamente esculpidas. Varinhas feitas por Wolfe continham penas de cauda de Pássaro-Trovão como núcleos e geralmente eram consideradas extremamente poderosas, mas difíceis de dominar. Elas eram especialmente procuradas pelos praticantes da Transfiguração.
 
Johannes Jonker
Jonker nasceu de pais Não-Maj. Seu pai era um marceneiro de sucesso, o que presumivelmente lhe deu experiência precoce com marcenaria e permitiu que ele se tornasse um hábil fabricante de varinhas por direito próprio. As varinhas de Jonker estavam em grande demanda e podiam ser facilmente identificadas pela incrustação de madrepérola que normalmente continham. Jonker experimentou vários núcleos de varinha antes de escolher o pelo do gato Wampus como seu tipo preferido.
 
Violetta Beauvaus
Beauvais nasceu em Nova Orleans, Louisiana. Todas as varinhas que ela produziu foram feitas de madeira de Mayhaw do pântano. Por muitos anos, ela manteve o núcleo que ela usava em suas varinhas um segredo bem guardado, mas acabou sendo descoberto que era cabelo Rougarou. As varinhas de Beauvais eram frequentemente acusadas de ter uma afinidade natural com a magia negra.
 
Arturo Cephalopos
Arturo Cephalopos era um fabricante de varinhas no século 19. Durante este período, a Cal Prateada estava na moda como madeira de varinha. Ele alegou que sua suposta associação com a adivinhação era "uma falsidade circulada por comerciantes como Gerbold Ollivander, que sobrecarregaram suas oficinas com ela e esperam mudar seu excedente". No entanto, de acordo com o neto de Gerbold, Garrick Ollivander, Cephalopos era um "fabricante de varinhas desleixado" e "um ignorante", que, para surpresa de ninguém, faliu. 
 
 
Varinhas famosas e suas características:

Alvo Dumbledore » Sabugueiro e tem um ditado de mau agouro: "Varinha de sabugueiro, azar o ano inteiro"; Seu núcleo é o pelo do rabo de um Testralio.
 
Dumbledore comprou sua primeira varinha em 1892, quando completou onze anos. Se sim, poderia ter sido uma varinha Gerbold Olivaras. É uma possibilidade que a primeira varinha de Dumbeldore seja feita de madeira de ébano, já que suas características se encaixam bem nelz, e porque sua varinha de  parece ser preta como ébano.  

A runa no cabo da varinha é uma runa Dagaz ou uma runa Ehwas vertical e invertida combinada. A runa Dagaz significa dia ou luz do dia, a luz vencendo a escuridão e o fim dos tempos sombrios. A runa Ehwas significa mudança para melhor e harmonia. Um Ehwas invertido alerta para a desarmonia e a necessidade de agir para promover mudanças positivas.
 
Gerardo Grindelwald » A varinha de Grindelwald era composta de uma madeira desconhecida, material do núcleo e um comprimento desconhecido. A varinha era de um tom escuro e tinha três saliências vermelhas semelhantes a espinhos ao longo de seu comprimento. A varinha de Grindelwald apresentava um design incomum; retorcido e nodoso, com uma aparência lascada que sugere que foi literalmente arrancado da árvore que o gerou - adequado considerando a natureza instável de Grindelwald e inclinação para a violência.  
 
Salazar Sonserina » A madeira foi feita com uma espécie de colubrina/snakewood e o seu núcleo é feito de fragmentos do chifre de um Basilisco, o mesmo que atacou os alunos de Hogwarts em 1992.

Bellatrix Lestrange » Nogueira, tem 32 cm é rígida e o seu núcleo é a fibra cardíaca de Dragão.

Cedrico Diggory » Freixo, 30 cm, agradavelmente flexível, pelo da cauda de Unicórnio. Sua varinha foi feita pelo Sr. Olivaras.

Dolores Umbridge » Sem especificações, mas descrita como estranhamente pequena.

Draco Malfoy » Pilriteiro, 25 cm, razoavelmente flexível, pelo de Unicórnio.
Narcisa dá a sua varinha ao filho depois que a dele foi roubada, mas a varinha não o obedece corretamente.

Fleur Delacour » Jacarandá, 24 cm, inflexível, contém um fio de cabelo de Veela (um fio do cabelo de uma das avós da garota). Por curiosidade, o Sr. Olivaras nunca usou cabelos de Veela, pois acha que produz varinhas temperamentais. A varinha não foi feita por ele.

Harry Potter » Azevinho, 28 cm, pena de Fênix, boa e maleável.

Hermione Granger » Videira, corda cardíaca de Dragão.

Lílian Potter » Salgueiro, 26 cm, farfalhante, boa varinha para encantamentos.

Lúcio Malfoy » Olmo, fibra cardíaca de Dragão.

Maria Elizabeth Cattermole » Cerejeira, 22 cm, pelo de Unicórnio. Tem a varinha confiscada por ser acusada de ''roubar'' de um bruxo.

Neville Longbottom » Até o quinto ano Neville usou a varinha de seu pai, que foi quebrada na batalha do Departamento de Mistérios. Depois ganhou uma de Cerejeira e pelo de Unicórnio.

Pedro Pettigrew » Castanheira, 23,5 cm, quebradiça, fibra cardíaca de Dragão

Rony Weasley » Sua primeira foi a varinha velha de Carlinhos, era de Freixo.
Salgueiro, 35,5 cm, fio de cauda de Unicórnio. A segunda varinha foi comprada com o dinheiro que seus pais ganharam na loteria do Profeta Diário.

Rúbeo Hagrid » Carvalho, 40 cm, meio mole. Depois de acusado de abrir a Câmara Secreta foi proibido de usar magia, atualmente esconde sua varinha dentro de um guarda chuva rosa.

Tiago Potter » Mogno, 28 cm, flexível, mais poder e excelente para transformações.

Tom Servolo Riddle » Teixo, 34 cm, pena de Fênix.

Vítor Krum » Bétula, 26 cm, bastante rígida, corda de coração de Dragão. Foi criado por Gregorovitch, um excelente fabricante de varinhas. É uma varinha mais grossa do que se vê normalmente.

Garrick Olivaras » Àlamo e Fibra de Coração de Dragão, 32 cm. Ligeiramente Flexível.

Newt Scamander » A varinha de Newt não possuí nenhum material de origem animal, justamente por seu trabalho como Magizoologista, ela não é apenas de madeira, mas também contém diversos pedaços de concha e ossos (provavelmente de animais já mortos há muito tempo). Supoe se que seja feita de madeira de freixo com madrepérola, mas a informação permanece não confirmada.
 
Gilderoy Lockhart » Era de 22 cm, feito de cerejeira com um núcleo de coração de dragão, e foi descrita como "ligeiramente flexível".
 
Minerva McGonagall » Tinha 24 cm de comprimento, feito de madeira de Abeto e tinha o núcleo de coração de dragão.
 
Horacio Slughorn » Era feito de Cedro e corda de coração de dragão, medindo 26 cm. Foi descrita como sendo "bastante flexível".  
 
Quirino Quirrell » Tinha 22 cm de comprimento e era feita de madeira de Amieiro, com um núcleo de cabelo de unicórnio, e foi descrita como "dobrável".  
 
Sibila Trewlaney » Tinha 24 cm de comprimento, feito de madeira de Avelã com um núcleo de cabelo de unicórnio.

Seraphina Picquery » Foi feita por Violetta Beauvais e era, como todas as varinhas de Beauvais, feita de madeira de Mayhaw do pântano com um núcleo de cabelo Rougarou. A varinha em si selecionou seu dono após sua cerimônia de seleção e também atraiu muita controvérsia quando Madame Picquery se tornou presidente, já que as varinhas de Beauvais eram conhecidas por serem bastante confortáveis ​​em realizar magia negra.  

Sir Cadogan » Espinheiro-Negro e bigode de Trasgo, 23 centímetros, inflamável.


Cada varinha é única e para isso, ela depende das características particulares da árvore e da criatura da qual ela é feita. Mais ainda, cada varinha, a partir do momento em que encontra seu dono ideal, começará a aprender e ensinar seu parceiro humano. Para isso, as anotações a seguir dever ser vistas como informações gerais sobre cada tipo de madeira com os quais eu prefiro trabalhar, e não como uma descrição de uma varinha individualmente.

Apenas uma minoria de árvores produz madeira de qualidade para a confecção de varinhas (só uma minoria de humanos podem fazer mágica). Foram necessários anos de experiência para saber quais tem essa dom, embora o trabalho se facilite quando se encontra um ninho de tronquilho nas folhas, pois estes nunca habitam árvores mundanas. As seguintes informações sobre os vários tipos de madeiras para varinhas devem ser vistas como uma introdução a esse estudo, que dura uma vida toda, e eu continuo a aprender com cada varinha que faço.

Abeto (Fir)

Meu avô Gerbold Octavios Olivaras sempre chamou as varinhas dessa madeira de “sobreviventes”, pois ele vendeu varinhas de abeto para três bruxos que logo depois passaram por um perigo mortal. Não há dúvidas de que essa madeira, que vem de uma das árvores mais flexíveis que existem, produz varinhas com um poder muito estável e forte para seus verdadeiros donos, e não funciona bem com os que não tem muitas habilidades ou que sejam indecisos. Varinhas de abeto são particularmente ligadas à transfiguração, e escolhem donos que sejam focados, tenham força mental e ocasionalmente pessoas intimidadoras.

Abeto Vermelho (Spruce)

Fabricantes de varinhas inexperientes acham que esta é uma madeira difícil mas, ao dizer isso, eles revelam sua própria inaptidão. É bem verdade que é necessário um pouco mais de dedicação ao se trabalhar com o abeto vermelho, que produz varinhas muito desleais e voláteis, com uma natureza muito nervosa, e se torna positivamente perigosa em mãos menos habilidosas. As varinhas de abeto vermelho exigem mão firmes, pois elas costumam ter sua própria ideia de como a magia deve ser executada. Seja como for, quando uma varinhas dessas encontra um parceiro – que, pela minha experiência, é um feiticeiro corajoso e bem-humorado – ela se torna uma super ajudante, intensamente leal ao seu dono e capaz de executar efeitos particularmente extravagantes e teatrais.

Acácia (Acacia)

Uma madeira muito incomum, com a qual eu encontrei varinhas muito manhosas que se recusavam a fazer magia para qualquer um além de seu possuidor, e também privavam seus melhores efeitos daqueles que não eram muito talentosos. Essa sensibilidade fez com que fosse muito difícil de se vender, mas eu ainda mantenho um pequeno estoque de varinhas de acácia para bruxos mais sutis, mas elas não são recomendadas para fazer magia comumente conhecida como magia “nem-fede-nem-cheira”. Quando bem empunhada, uma varinha de acácia demonstra muito poder, embora subestimado devido a peculiaridade de seu temperamento.

Álamo (Aspen)

A madeira boa de se fazer varinhas de álamo é branca e fina e de muito desejo de todos os fabricadores de varinha, por ter muita semelhança com o marfim e sua maravilhosa aparência. O dono dessa varinha geralmente é um ótimo duelista, ou é destinado a ser um, já que a varinha de álamo é uma das poucas que são particularmente adequadas a mágicas marciais. Um clube de duelos infame do século XVIII chamado A Lança Prateada, tinha reputação por somente admitir aqueles que possuíam varinhas de Álamo. Na minha experiência, os donos de varinhas de álamo tem opiniões fortes e são determinados. São mais atraídos por desafios e novidades. Essa é uma varinha para revolucionários.

Amieiro (Alder)

O Amieiro tem uma madeira muito rígida, mas eu descobri que seu possuidor não é uma pessoa obstinada ou teimosa, mas sim uma pessoa generosa e geralmente amável. Enquanto a maioria das madeiras procuram características similares naqueles a quem elas escolhem, o amieiro é incomum nesse aspecto e parece que procura uma natureza que não seja precisamente oposta a sua, mas certamente uma que tenha diferenças marcantes. Quando um amieiro é bem colocado, se torna um ajudante magnífico e prestativo. De todos os tipos de varinha, o amieiro é melhor para feitiços não-verbais, de onde vem sua fama de ser apropriado apenas para os bruxos e bruxas mais avançados.

Aveleira (Hazel)

Uma varinha sensível, a varinha de aveleira costuma refletir o estado emocional de seu dono, e funciona melhor com um mestre que a entenda e possa controlar seus próprios sentimentos. Outros deviam ser muito cuidadosos ao portar uma varinha de aveleira, ainda mais se seu dono for temperamental ou sofre de uma séria decepção, pois a varinha irá absorver essa energia e descarregá-la imprevisivelmente. O ponto positivo da varinha de aveleira, além de não causar grandes desconfortos, é a sua capacidade de realizar uma magia excelente nas mãos de pessoas habilidosas, e ela é tão devota ao seu mestre que as vezes “falha” (o que, devo dizer, expele toda sua magia e se recusa a funcionar, muitas vezes causando a necessidade de se extrair o núcleo e inseri-lo em outra varinha, se ela não voltar a funcionar) no fim da vida de seu mestre (e se o núcleo for de pêlo de unicórnio, entretanto, não há esperanças; a varinha certamente quase “morrer”). Varinhas de aveleira também tem a inigualável capacidade de detectar água subterrânea, e irá emitir uma fumaça prateada quando passar perto de gêiseres e poços d’água.

Azevinho (Holly)

Azevinho é um raro tipo de varinha de madeira; tradicionalmente considerada protetora, funciona melhor com aqueles que, talvez, precisem de ajuda para superar tendência a sua raiva e impetuosidade. Ao mesmo tempo, varinhas de azevinho escolhem donos que estão envolvidos em alguma busca perigosa e muitas vezes espiritual. Azevinho é uma dessas madeiras que variam radicalmente sua performance dependendo do núcleo da varinha, e é notoriamente difícil unir essa madeira com a pena de fênix, uma vez que a madeira volátil conflita, curiosamente, com a indiferença da fênix; mas em caso de alguém encontrar seu par em uma varinhas dessas, ninguém deverá ficar em seu caminho.

Bordo (Maple)

Eu geralmente percebo que aqueles que são escolhidos por varinhas de bordo são por natureza viajantes e exploradores; elas não são varinhas de tarefas-de-casa, e preferem ambição em seus donos, caso contrário sua magia se desenvolve carregada e imprecisa. Novos desafios e mudanças regulares fazem essa varinha literalmente brilhar, desenvolvendo-se à medida que cresce com seu parceiro em habilidade e status. Essa é uma madeira muito bonita e desejada, e a qualidade da varinha de bordo foi a mais desejada e cara durante séculos. O possuidor de uma varinha de bordo se tornará uma pessoa com status, por causa da reputação e alto valor de sua varinha;

Carvalho (Red Oak)

Você já deve ter ouvido o ditado ignorante de que varinha de carvalho é uma prova infalível do pavio curto de seu dono. Na verdade, o dono ideal para uma varinha de carvalho é aquele que tem incomuns reflexos rápidos, fazendo desta um varinha perfeita para duelos. Menos comum que o Carvalho Inglês, eu descobri que seu dono ideal deve ser sensível, de raciocínio rápido e adaptável às situações e, geralmente, criam feitiços famosos e característicos, e são ótimos parceiros de luta. Varinhas de carvalho são, na minha opinião, as mais bonitas.

Carvalho Inglês (English Oak)

Uma varinha para os bons e maus tempos é uma amiga leal ao bruxo que a merece. Varinhas de carvalho inglês escolhem parceiros fortes, corajosos e fieis. O que não se sabe, é que varinhas de carvalho inglês escolhem aqueles que tem uma forte intuição, e, geralmente, uma afinidade com a magia do mundo natural, trabalhar com criaturas e plantas deixam este bruxo muito feliz. O carvalho é chamado Rei da Floresta do solstício de inverno até o de verão e a madeira só deve ser recolhida nesse período (O azevinho começa a se tornar rei no dia em que o carvalho começa a diminuir, então o azevinho deve ser retirado nessa parte do ano). Acredito que essa divisão tenha originado o velho ditado “Quando a varinha dele é de carvalho e a dela de azevinho, quando se casarem ela o deixará louquinho”, porém acho esse ditado sem fundamentos. Diz-se que a varinha de Merlin era de carvalho inglês, embora o seu túmulo nunca tenha sido encontrado, então não há provas.

Castanheira (Chestnut)

Essa é a madeira mais curiosa e multifacetada de todas, pois varia largamente suas características dependendo do núcleo e absorve muito da pessoa que a possui. A varinha de castanheira é atraída para bruxos e bruxas que são hábeis domadores de criaturas mágicas, aqueles que possuem habilidade em Herbologia, e aqueles que são voadores naturais. Sendo assim, quando combinada com núcleo de fibra de coração de dragão, um dono melhor talvez sejam aqueles que são apegados à luxuria e coisas materiais, e menos escrupulosos do que eles são capazes de obter. Convencionalmente, três diretores da Suprema Corte dos Bruxos possuíram varinhas e castanheira com núcleo de unicórnio, e essa combinação escolhe aqueles que são condizentes com todo tipo de justiça.

Cedro (Cedar)

Sempre que encontro alguém portando uma varinha de Cedro, eu encontro alguém com força de caráter e uma lealdade incomum. Meu pai, Gervaise Olivaras, costumava dizer “você nunca conseguirá enganar quem carrega uma varinha de cedro” e eu concordo: a varinha de cedro se sente em casa onde há perspicácia e percepção. Eu iria além de meu pai, e diria que nunca encontrei um dono de varinha de cedro a quem eu me importaria em transpor, especialmente ao magoar aqueles a quem eles amam. O bruxo ou bruxa que é escolhido por uma varinha de cedro carrega o potencial de ser um adversário assustador, que geralmente choca àqueles que os desafiam.

Cerejeira (Cherry)

Essa madeira muito rara em varinhas possui um estranho poder, o mais valorizado entre os bruxos que estudam na escola Mahoutokoro no Japão, onde os que possuem varinhas de cedro tem prestígios especiais. Os compradores de varinhas do Ocidente devem esquecer o boato de que a flor rosa das árvores quando vivas fazem apenas varinhas frívolas ou meramente ornamentais. Mas as varinhas de madeira de cerejeira fabricam varinhas que tem um poder realmente letal, independente do núcleo, mas principalmente se unida com fibra de coração de dragão, a varinha nunca deve ser portada por um bruxo que não tenha auto-controle e força mental.

Choupo (Poplar)

“Se você busca integridade, procure primeiro nos choupos ” era a máxima de meu avô Gerbold Olivaras, e minha própria experiência com varinhas de choupo e seus donos confirmam isso. Aí está uma varinha realmente consistente, forte e uniforme, sempre feliz ao trabalhar com um bruxo ou bruxa de clareza moral. Há uma antiga piada sem graça ente os fabricantes de varinhas que diz que nenhuma varinha de choupo escolheu um político, mas aqui eles mostram sua lamentável ignorância: dois dos melhores ministros da magia, Eldritch Diggory e Evangeline Orpington foram donos de varinhas Olivaras de choupo.

Choupo-Branco (Hornbeam)

A minha varinha é feita de choupo-branco, então é com muita modéstia que eu digo que varinhas de choupo-branco escolhem para si parceiros que tenham apenas uma genuína paixão na vida, o que alguns chamariam de obsessão (embora eu prefira o termo “visão”), com a qual eu sempre vou estar realizado. As de choupo-branco se adaptam mais rapidamente do que qualquer outra ao estilo de mágica de seu proprietário, e se tornará muito personalizada tão rápido, que as outras pessoas irão achá-la extremamente difícil de manusear mesmo para o mais simples dos feitiços. É como se as varinhas de choupo-branco assimilassem o código de honra de seu dono, seja lá o que isso significa, se recusando a fazer feitiços – sejam eles bons ou maus – que não se adaptem aos princípios de seu mestre. Uma varinha particularmente fina e consciente.

Cipestre (Cypress)

Varinhas de cipestre são associadas à nobreza. O melhor fabricante de varinhas da era medieval. Geraint Olivaras, escreveu que sempre se sentia honrado em fazer uma varinha de cipestre, pois ele sabia que estava de frente com um bruxo que morreria numa morte heróica. Felizmente, nesses tempos nos quais quase não há sede de sangue, os possuidores de uma varinha de cipestre raramente são obrigados à entregar suas vidas, embora sem dúvida muitos deles morreriam se fosse necessário. Varinhas de cipestre encontram suas almas gêmeas na bravura, na coragem e no auto-sacrifício: aqueles que não tem medo de enfrentar as sombras na alma dos outros ou na sua própria.

Corniso (Dogwood)

Corniso é uma das minhas favoritas, e acho que o companheiro perfeito para uma varinha de corniso é sempre divertido. Varinhas de Corniso são peculiares e muito travessas; ela tem uma natureza muito brincalhona e insistem em procurar parceiros que possam proporcionar a elas muita emoção e diversão. Seria muito errado, porém, supor que varinhas de Corniso são incapazes de fazer magias mais sérias quando necessário; elas são treinadas para conjurar feitiços incríveis sob condições difíceis, e quando combinadas com um bruxo ou bruxa espertos e ingênuos, podem produzir encantamentos deslumbrantes. Um ponto fraco interessante das varinhas de cipestre é que elas se recusam a conjurar feitiços não-verbais e podem ser muito barulhentas.

Ébano (Ebony)

Essa madeira muito escura tem uma aparência e reputação impressionantes, sendo altamente adequadas aos mestres em mágicas de combate e transfiguração. O ébano fica mais feliz nas mãos daqueles que tem coragem de ser eles mesmos. Frequentemente não conformista, altamente individual e confortável com o título de “esquisito”, os donos das varinhas de ébano são muito encontradas entre os membros da Ordem da Fênix e Comensais da Morte. Na minha experiência, o ébano combina perfeitamente com aqueles que se apegam muito às suas crenças, não se importando com a pressão dos outros, e não são facilmente demovidos de seus propósitos.

Espinheiro-alvo (Hawthorn)

O fabricante de varinhas Gregorovitch escreveu que as varinhas de espinheiro-alvo “são estranhas e controversas, tão cheias de paradoxos quantos as árvores que as originam, que dão flores com propriedades curativas, ainda que seus ramos tenham cheiro de morte”. Embora eu discorde das conclusões de Gregorovitch, nós concordamos em relação as varinhas de espinheiro-alvo, que tem uma natureza muito complexa e intrigante, assim como aqueles que são escolhidos por elas. Varinhas de espinheiro-alvo funcionam bem com magia curativa, mas também são hábeis em maldições, e eu percebi que a varinha de espinheiro-alvo se sente mais à vontade com alguém de natureza conflituosa, ou com um bruxo ou bruxa que esteja passando por uma período conturbado. Varinhas de espinheiro-alvo não são fáceis de dominar, portanto eu só consideraria dar uma varinha dessas nas mãos de um bruxo ou bruxa que prove seu valor, ao contrário as conseqüências podem ser desastrosas. Varinhas de espinheiro-alvo tem uma peculiaridade notável: seus feitiços, quando mal conjurados, podem voltar.

Espinheiro-Negro (Blackthorn)

O espinheiro-negro é uma madeira muito incomum na fabricação de varinhas, e tem a reputação, ao meu ver, de ser uma varinha para guerreiros. Isso não significa que seu dono, necessariamente, pratique Artes das Trevas (embora seja inegável que aqueles que o fazem gostam do prodigioso poder dessa varinha); Alguns acham que as varinhas de espinheiro-negro são de uso de Aurores e dos prisioneiros de Azkaban. Uma característica curiosa do tronco do espinheiro-negro, que tem espinhos, é que ele produz as amoras mais gostosas depois das tempestades mais difíceis, e as varinhas feitas dessa madeira parecem precisar passar por um grande perigo ou dificuldade para se tornarem verdadeiramente fiéis. Depois disso, a varinha de espinheiro-negro se torna a companheira mais fiel e leal que qualquer um poderia querer!

Faia (Beech)

O dono perfeito para uma varinha de faia será, quando jovem, muito mais sábio que os outros da sua idade, e quando adulto, rico em entendimento e experiência. Varinhas de faia são muito fracas quando usadas por pessoas pobres de espírito ou intolerantes. Muitos bruxos e bruxas que adquiriram varinhas de faia sem ter sido escolhidos por elas (cobiçando essa madeira tão desejada, rica e valorizada), e muitas vezes aparecem na casa de fabricantes de varinhas experientes como eu procurando saber porque as suas varinhas tão vistosas estão falhando. Quando adequadamente escolhidas, a varinha de faia é capaz de uma sutileza e maestria raramente encontradas em varinhas de outras madeiras, daí sua brilhante reputação.

Figueira (Sycamore)

A madeira da figueira cria varinhas curiosas, sedentas por novas experiências e que perdem seu brilho quando sujeitas à atividades mundanas. Um truque dessas varinhas tão bonitas é que entram em combustão quando obrigadas a fazer coisas “chatas”, e muitos dos bruxos e bruxas, ao chegarem a meia idade, se assustam ao ver suas confiáveis varinhas explodirem chamas em suas mãos ao pedir que elas tragam seus chinelos. Como pode ser deduzido, o dono ideal das varinhas de figueira é curioso. Vital e aventureiro. Quando encontra um dono assim, demonstra uma capacidade de aprender e se adaptar que ganhou merecidamente um lugar dentre as das varinhas de madeira de mais alto valor do mundo.

Freixo (Ash)

A varinha de freixo tendem a obedecer ao seu único mestre e não deve ser passada ou presenteada a alguém, pois perderá poderes e habilidades. Essa tendência é ainda maior se o núcleo for de unicórnio. Antigas superstições contam que essas varinhas raramente toleram exames detalhados, mas eu acho que o velho ditado envolvendo as varinhas da romeira, castanheira, freixo e aveleira (romeira fofoqueira, castanheira zangada, freixo é teimoso e aveleira choradeira) tenha um fundo de verdade. Os bruxos e bruxas que são escolhidos por varinhas de freixo não são, na minha opinião, facilmente removidos de suas crenças e propósitos. Como for, os bruxos e bruxas que que são frágeis ou auto-confiantes que insiste em tentar usar varinhas dessa madeira muito prestigiada vai ficar desapontado com os resultados. O dono ideal para a varinha de freixo deve ser tenaz e com certeza corajoso mas nunca arrogante ou grosso.

Lariço (Larch)

Forte, duradoura e de cor quente, o lariço tem sido uma madeira atraente e poderosa. Tem a fama de incutir coragem e confiança em quem a usa, assegurando que a procura superou as expectativas. Entretanto, essa varinha tão procurada, é difícil de proporcionar o que seria ideal a seus donos, e muito mais difíceis de lidar do que muitos imaginam. Eu sempre achei que essa madeira gerava varinhas de talentos ocultos e efeitos inesperados, o que talvez descreva o mestre que a mereça. É sempre o caso de um bruxo ou bruxa que é escolhido por uma varinha de lariço ainda não tenha percebido seu potencial de talentos até se deparar com ela, mas aí então eles formarão um par excepcional.

Lima-prata (Silver lime)

Essa incomum porém altamente atrativa madeira de varinha esteve em alta por volta do século XIX. A demanda superava a oferta, e inescrupulosos fabricantes de varinhas vendiam varinhas falsificadas para alguns clientes mais fáceis de enganar, que acreditavam estar comprando uma varinha de lima-prata. O motivo para tanto desejo nessa varinha não vem apenas de sua aparência exótica e bela, mas também porque tem fama de se saírem melhor em vidência e legilimência, ambas artes misteriosas, o que dava ao professor com uma varinha de lima-prata um status considerável. Quando a procura estava em alta, o fabricante de varinhas Arthur Cephalopos declarou que a associação entre a lima-prata e a clarevidência era “uma mentira espalhada por mercadores como Gerbald Olivaras (meu próprio avô) que tinham entupido suas lojas com varinhas de lima-prata esperando aumentar suas vendas” mas Cephalopos era um fabricante de varinhas desleixado e ignorante, assim ninguém ficou surpreso quando ele faliu, sendo ele vidente ou não.

Loureiro (Laurel)

Diz-se que as varinhas de loureiro não são capazes de cometer atos desonrosos, embora em sua busca por poder (um coisa muito comum entre aqueles que elas escolhem), eu conheci varinhas de loureiro que fazem magias muito poderosas e até letais. Varinhas de loureiro as vezes são consideradas instáveis, mas isso não é verdade. A varinha de loureiro parece não tolerar preguiça de seu possessor e está na condição de ser mais fácil ganhar sua lealdade. Por outro lado, ela se ligará mais facilmente ao seu primeiro mestre, e pode soltar espontaneamente algumas luzes se outro bruxo ou bruxa planejar roubá-los.

Macieira (Apple)

Varinhas de macieira não são bem feitas em grande escala. Elas são melhores e mais poderosas com donos que tenham muitas ambições e ideais à realizar, e essa madeira não vai bem com Artes das Trevas. É dito que o possuidor de uma varinha de macieira será muito amado e terá uma vida bem vivida, e eu notei que os clientes de ótima personalidade e charme encontram seu par perfeito em varinhas de macieira. Uma habilidade incomum de conversar com outras criaturas mágicas nas suas línguas nativas geralmente é encontrada em possuidores de varinhas de macieira, o que inclui o célebre autor do livro Sereianos: Um Guia Compreensível de Sua Linguaguem e Costumes, Dylan Marwood.

Nogueira (Walnut)

Aos bruxos e bruxas inteligentes é bom oferecer primeiro uma varinha de nogueira, porque de nove em dez casos, elas serão almas gêmeas. Varinhas de nogueira também são muito encontradas nas mãos de bruxos inovadores e inventores. Essa é uma bela varinha, possuidora de uma versatilidade e habilidade incomuns. Mas deve-se tomar cuidado, pois: Enquanto algumas varinhas são difíceis de dominar, e podem se recusar a conjurar feitiços contrários a suas naturezas, a varinha de nogueira, uma vez subjugada, irá fazer qualquer coisa que seu dono desejar, provando que o usuário é suficientemente brilhante. Isso se torna uma varinha realmente letal nas mãos de bruxos sem consciência, pois a varinha e o bruxo podem criar entre si uma dependência particularmente doentia.

Nogueira-negra (Black Walnut)

Mais rara que a varinha de nogueira comum, a varinha de nogueira negra procura um mestre que tenha bons instintos e ponderosa intuição. A madeira da nogueira negra é muito bonita, mas não é a mais fácil de se usar. Ela tem um truque muito pronunciado: ela é anormalmente sintonizada aos conflitos internos de seu portador, e perde poder drasticamente quando este está passando por algum tipo de auto-engano. Se o bruxo ou bruxa é incapaz ou relutante em ser honesto consigo mesmo e com os outros, a varinha falha várias vezes em sua performance e deve ser combinada com um novo dono para ter recuperados os seus poderes. Uma vez com um dono sincero e auto-confiante, ela se torna uma das mais leais e passivas varinhas de todas, com um toque particular de performance.

Olmo (Elm)

A crença infundada de que apenas bruxos de sangue-puro podem produzir mágica através de varinhas de Olmo foi, com certeza, gerada por um bruxo tentando provar suas credenciais, mas eu mesmo conheço vários bruxos que se adequam perfeitamente a varinhas de olmo e que são nascidos trouxas. Mas é verdade que as varinhas de olmo escolhem aqueles que tenham presença, destreza mágica e alguma dignidade nativa. De todas as madeiras, o olmo é o que produz menos acidentes, menos erros bobos, e os mais elegantes e charmosos feitiços; essas varinhas são sofisticadas, capazes de magia de alto nível se usadas nas mãos certas (o que, de novo, torna-se um objeto de desejo para os que acreditam na filosofia dos sangue-puro).

Pau-Brasil (Redwood)

Varinha de qualidade, Pau-Brasil está em falta devido à constante demanda que vem da reputação de que traz boa fortuna ao seu mestre. Como é o caso de Wandlore, a população em geral vê a realidade invertida: Varinhas de pau-brasil não são sortudas, mas elas são fortemente atraídas por bruxos e bruxas que tem a habilidade de ter os pés no chão, fazer a escolha certa, e tirar vantagem de uma catástrofe. A combinação de um bruxo ou bruxa com essa varinha é sempre intrigante, e eu geralmente espero ouvir grandes feitos quando vendo essa varinha tão especial.

Pereira (Pear)

Essa madeira dourada produz varinhas de poderes mágicos esplêndidos, e dão o seu melhor nas mãos de que tem um coração bondoso, generoso e prestativo. Os donos de uma varinha de pereira são, pela minha experiência, populares e respeitados. Eu não conheço um só caso em que uma varinha de Pereira tenha sido descoberta na posse de um bruxo ou bruxa das trevas. Varinhas de Pereira estão entre as mais resistentes e eu tenho percebido sempre que elas mantém sua aparência de nova, mesmo depois de longos anos de muito uso;

Pinho (Pine)

As fibras da varinha de pinho sempre escolhem donos independentes e individualistas, que talvez sejam conhecidos como solitários, intrigantes e, talvez, misteriosos. Varinhas de pinho gostam de ser usadas com criatividade, e diferentemente de outras, não protestam ao uso de novos métodos e feitiços. Muitos fabricantes de varinhas insistem que varinhas de pinho preferem e se desenvolvem melhor com pessoas destinadas à uma longa vida, e eu posso confirmar que nunca conheci um dono de varinha de pinho que tenha morrido jovem. A varinha de pinho é uma das que mais se dão bem com feitiços não verbais.

Romeira (Rowan)

O tronco da romeira sempre foi um dos melhores para se fabricar varinhas, porque ele é mais protegido do que os outros, e, pela minha experiência, deixa os feitiços defensivos especialmente mais fortes por ser difícil de quebrar. É comumente preferida por bruxos e bruxas das Trevas, e eu não me lembro de nenhuma das minhas varinhas de romeira que não tenham feito algum mal no mundo. Varinhas de romeira são melhores com os de mente aberta e puros de coração, mas essa reputação não engana ninguém – essas varinhas procuram sempre o melhor, e frequentemente trocam de lado nos duelos.

Teixo (Yew)

Varinhas de teixo estão entre os tipos mais raros, e seus parceiros ideais são também incomuns, e ocasionalmente notórios. A varinha de teixo tem fama de se doar totalmente ao seu possuidor, o que deve-se dizer, é claro, sobre todas as varinhas; ainda, as varinhas de teixo tem um lado mais escuro da fama, por ser boa com maldições e duelos. Seja como for, é incorreto dizer (e os que não sabem de varinhas costumam dizê-lo), que os que usam varinhas de teixo são mais atraídos por varinhas de teixo do que as outras. Um bruxo ou bruxa que se adeque a uma varinha de teixo prova ser um protetor melhor que os outros. Varinhas feitas de árvores mais velhas já foram encontradas com heróis tanto quanto com vilões. Onde há bruxos enterrados com varinhas teixo elas geralmente criam brotos para proteger o seu túmulo. O que é certo, na minha experiência, é que a varinha de teixo nunca escolhe um dono tímido ou medíocre.

Sabugueiro (Elder)

Essa é a madeira de varinha mais rara de todas, e tem fama de ter muito azar, a varinha de sabugueiro é a que mais traz surpresas ao seu mestre. Ela contem uma magia muito poderosa, mas teima em não obedecer a qualquer um que não seja seu dono superior. É preciso ser um bruxo memorável para manter-se com uma varinha de sabugueiro por muito tempo. A antiga superstição “varinha de sabugueiro, azar o ano inteiro” tem base somente no medo da própria varinha, mas isso não tem nenhum fundamento, e os fabricantes de varinhas tolos que se recusam a trabalhar com o sabugueiro duvidam que poderão vender esse produto, e não por medo de trabalhar com essa madeira. Mas é verdade que somente pessoas extremamente incomuns vão se dar bem com varinhas de sabugueiro, mas nas raras ocasiões em que isso acontece, eu sei que o bruxo ou bruxa em questão tem um destino muito especial. Um fato adicional que eu percebi durante meus longos anos de estudo é que os que possuem varinhas de sabugueiro quase sempre se sentem atraídos por aqueles que tem varinhas de romeira.

Salgueiro (Willow)

Varinhas de salgueiro possuem um incomum dom para cura, e eu percebo que o dono ideal para essa varinha geralmente tem um pouco de insegurança (nada comprovado), embora eles tentem escondê-la. Enquanto muitos clientes confiantes insistem em testar varinhas de salgueiro (atraídos por sua beleza e merecida reputação de ser boa com mágica avançada e feitiços não-verbais), minhas varinhas de salgueiro constantemente escolhem aqueles que tem grande potencial, e preferem os que sentem que sempre tem algo a aprender. Sempre houve um provérbio em minha família que diz “Aqueles que tem longos caminhos a percorrer vão mais rápido com varinhas de salgueiro.”

Videira (Vine)

Os druidas consideram qualquer coisa com caule lenhoso uma árvore, e a da videira faz varinhas tão especiais que eu fico feliz em continuar com tradição ancestral deles. Varinhas de videira são um dos tipos mais incomuns, e eu fiquei intrigado ao notar que seus donos são os bruxos ou bruxas que geralmente procuram os melhores objetivos, que tem uma visão além do normal e que frequentemente tentam surpreender aqueles pensam que os conhecem melhor. Varinhas de videira parecem ser fortemente atraídas por pessoas de personalidade misteriosa, e eu as acho mais sensíveis que qualquer outra na hora de procurar um possível par. Fontes confiáveis acreditam que essas varinhas podem emitir efeitos mágicos apenas com a mera entrada de um dono adequado na mesma sala que elas, e eu já presenciei esse fenômeno duas vezes em minha loja.

4 Corujas:

Anônimo disse...

gostaria de saber onde comprar varinha que seja de madeira, e a mais original possível para colecionador.
Uma pesquisa que fiz pelo um site, vi que uma varinha que combina comigo seria a de Pena de Fênix, 22 cm, Madeira Negra, meio grossa.

falcon disse...

O instagram hopoloja faz varinhas de madeira de verdade totalmente personalizado!

Unknown disse...

Dos múltiplos testes que eu fiz, todos menos um disseram que a varinha certa pra mim é a de azevinho 28cm com núcleo de pena de Fênix, mas só pra ter certeza, em qual site você fez o seu teste?

Caldeirão Saltitante disse...

Eu fiz o meu no site wizarding world, que antigamente era o Pottermore, nele você pode criar uma conta e fazer testes como das casas, patrono e varinha. Só não sei se tem em português.

Postar um comentário

Bruxarias

Marcadores

harry potter mundo magico quadribol hogwarts floreios e boroes beco diagonal fanmade harry potter hogsmeade alvo dumbledore harry potter imprimir dolores umbridge arvore genealogica cartas de harry potter diy familia black horcrux letter harry potter luna lovegood ministerio da magia ministry of magic professores de hogwarts replicas harry potter severo snape travessa do tranco Godric's Hollow a vida e as mentiras de alvo dumbledore alta inquisidora ariana dumbledore basilisc bertie boot bezoar biblioteca de hogwarts bicho papao brigada inquisitorial cartas de hogwarts cedrico diggory chocolate frog clube do slug como fazer death ariana dumbledore death eater defesa contra as artes das trevas desiluminador espada de grifindor fleur delacour fred weasley gemialidades weasley gilderoy lockhart golden snitch harry potter 3D harry potter beans harry potter books harry potter famous harry potter personagens harry potter ticket hermione grander hermione granger high inquisitor hogwarts express hogwarts library jorge weasley lilian evans maquete de quadribol mask death eater monitor de hogwarts niems noms o pasquim os contos de beedle o bardo papercraft papercrafts harry potter percy weasley permissao de visita a hogsmeade polyjuice potion pomo de ouro potion harry potter potion labels potions pottermore poçao polissuco prisioner of azkaban produtos weasley profeta diario remo lupin replica harry potter rita skeeter rony weasley rotulo de poçoes sapos de chocolate sirius black slug club slughorn testamento do dumbledore the quibbler torneio tribruxo twizard tournament visit hogsmeade vitor krum will of dumbledore wizard wheezes