Tipos de Vassouras | O Caldeirão Saltitante »The Hopping Pot

13 de outubro de 2019

Tipos de Vassouras

Hoje, estamos tão habituados à ideia de que todas as casas de bruxos na Grã-Bretanha dispõem no mínimo de uma vassoura que raramente paramos para nos perguntar qual é a razão disso. Por que a humilde vassoura iria se tornar o único objeto legalmente aceito como meio de transporte bruxo? Por que nós, no Ocidente, não adotamos o tapete voador tão apreciado pelos nossos irmãos orientais? Por que não preferimos produzir barris voadores, poltronas voadoras, banheiras voadoras – por que vassouras?

Bastante perspicazes para compreender que seus vizinhos trouxas procurariam explorar seus poderes, se conhecessem o seu alcance, os bruxos e bruxas ficavam quietos em seus cantos muito antes de o Estatuto Internacional de Sigilo em Magia entrar em vigor. Se pretendessem guardar um veículo de transporte em casa, teria de ser algo discreto, fácil de esconder. A vassoura era ideal para isso; não exigiria explicação nem desculpa se fosse encontrada pelos trouxas, era portátil e de baixo custo.

No entanto, as primeiras vassouras enfeitiçadas para voar tiveram os seus senões. Há registros de que os bruxos e bruxas europeus já estavam usando vassouras em 962 d.C. Uma iluminura alemã desse período mostra três bruxos desmontando suas vassouras com expressões de estranho mal-estar no rosto. Guthrie Lochrin, um bruxo escocês, escreveu em 1107 que teve as “nádegas cravadas de farpas e as hemorroidas inflamadas” depois de um breve voo de vassoura de Montrose a Arbroath. 

Os feitiços lançados sobre as vassouras eram igualmente básicos: ela podia se deslocar apenas para a frente e a uma dada velocidade; subia, descia e parava. Naquele tempo, as famílias bruxas confeccionavam as próprias vassouras, por isso havia uma enorme variação na velocidade, no conforto e no manuseio desse meio de transporte de que dispunham. 
 
Por volta do século XII, no entanto, os bruxos já haviam aprendido a trocar serviços entre si, a fazer escambo, de modo que um mestre artesão de vassouras podia trocá-las pelas poções que seu vizinho soubesse preparar melhor que ele. Quando as vassouras se tornaram mais confortáveis, os bruxos passaram a voá-las por diversão e não apenas para se transportarem do ponto A ao ponto B.
 

Tipos de Vassouras


Shooting Star 

A Estrela Cadente foi uma vassoura produzida pela Universal Vassouras Limitada em 1955. No momento do lançamento, era a vassoura de corrida mais barata no mercado. No entanto, após as boas vendas iniciais e a popularidade, a vassoura diminuia a altura e a velocidade à medida que envelhecia.
A Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts manteve várias delas para lições de voo. Os alunos sempre se queixavam de que as vassouras da escola sempre voavam ligeiramente para a esquerda ou que começavam a vibrar se voasse muito alto. Após a destruição de seu Nimbus 2000 de Harry Potter, ele foi forçado a usar temporariamente um desses durante as práticas de Quadribol, mas foi sugerido a encontrar rapidamente uma substituta, já que a falta de velocidade e desempenho da vassoura era inaceitável para partidas reais de Quadribol.

Ronald Weasley tinha uma Shooting Star antes de adquirir um Cleansweep Onze.

Oakshaft 79

A Oakshaft 79, assim chamada por ter sido criada em 1879, foi produzida pelo vassoureiro Elias Grimstone, de Portsmouth, a Oakshaft é uma bela peça, com um grosso cabo de carvalho, projetada para grande autonomia de voo e resistência aos ventos de altitude.
Hoje, a Oakshaft é uma vassoura de época muito apreciada, mas as tentativas de usá-la para jogar quadribol nunca foram bem-sucedidas. Excessivamente pesada nas curvas em alta velocidade, jamais gozou de popularidade entre os jogadores que preferiam a agilidade à segurança, mas será sempre lembrada como a vassoura em que Jocunda Sykes fez a primeira travessia do Atlântico em 1935.


Silver Arrow

A Flecha Prateada foi uma vassoura produzida pelo fabricante de vassouras Leonard Jewkes, e era a favorita entra as vassouras de corrida. Provavelmente recebeu o nome dos primeiros carros de corrida fabricados pelos trouxas na década de 1930. Ela era capaz de velocidades maiores que a Oakshaft 79 ou a Moontrimmer, mas Leonard trabalhava sozinho e logo a demanda ultrapassou a produção. Ela foi substituída pela série Cleansweep.

Madame Hooch, instrutora de vôo da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, aprendeu a voar em uma Silver Arrow. Em algumas de suas aulas relembrava os alunos dos dias de gloria de sua vassoura e que hoje em dia poderia ser comparada a uma Firebolt.

Comet 260

A Cometa 260 é uma vassoura fabricada pela Companhia de Comércio Comet. É dito que as Comet 260 são boas, mas não tem tanta performance como os outras vassouras. É bem provável que esta vassoura é mais barata que as demais. É dito que ela parece "uma piada" se comparada a Firebolt, o que indica que deve ser de baixa qualidade. Durante a Copa Mundial de Quadribol ela é mencionada como "Uma fina vassoura de corrida da Companhia de Comércio Comet. Começa a mostrar a sua idade, continua extremamente versátil e uma ótima primeira vassoura."

A primeira Comet a ser produzida em 1929 foi chamada de Comet 140, pois era o modelo número 140ª dos testes feitos até ser lançada. Foi a primeira vassoura a ser incorporada o Feitiço de Freagem Horton-Keitch, na qual auxilia os jogadores de Quadribol não saírem fora do campo, e diminue o risco dos jogadores errarem o arco por estarem muito a frente. Rapidamente se tornou a vassoura favorita e oficial dos Times Britânicos e Irlândeses de Quadribol.

Outros modelos foram lançados como a Comet 180 em 1938, logo em seguida a Comet 220 e por ultimo a Comet 290. Era uma novidade por volta do verão de 1995, e conseguia fazer por volta de 96km/h (em dez segundos). Foram feitos mais 30 modelos de vassouras para testes a partir do modelo Comet 260 até chegar a uma versão final da Comet 290.

Draco Malfoy possuiu uma Comet 260 antes de começar seu primeiro ano em Hogwarts. Ela também foi usada por Cho Chang durante as partidas de Quadribol. Ela foi vista montando em uma partida contra a Grifinória em 1994.

Cleansweep Eleven

A Companhia de Vassouras Cleansweep foi fundada por Roberto, Guilherme, e Barnabé Ollerton em 1926. Foi a primeira companhia a desenvolver vassouras específicamente voltada para esportes, e a primeira a realizar fabricação em massa de vassouras. Eles lançaram a Cleansweep Um em 1926, e acabou sendo um completo sucesso, que com apenas um ano após o seu lançamento, cada jogador dos times de quadribol da Grã-Bretanha montava uma.
A Cleansweep Dois foi lançada em 1934, e a Cleansweep Três em 1937. Diversos outros modelos foram lançados com o tempo, incluindo a Cinco que foi usada por Fred e Jorge Weasley quando jogavam como Batedores durante o ano letivo de 1992. Durante os anos de 1993–1994 da escola, a maioria dos jogadores do Time de Quadribol da Corvinal usavam uma Cleansweep Seven, incluindo Fred e Jorge que trocaram por um modelo mais rapido. Gwendolyn Morgan, Capitão das Hárpias de Holyhead, também possui uma dessas.

É a mais parecida possível com a Nimbus 2000. Em 1991, o capitão da Grifinória Olívio Wood sugeriu uma Cleansweep Seven para uma possível futura vassoura a Harry Potter para jogar pelo time da casa.
A Cleansweep Onze foi produzida em ou antes de 1995. A vassoura foi feita de carvalho espanhol, com verniz anti-azaração e um recurso de controle de vibração incorporado. Poderia acelerar de nada a 112 quilômetros por hora em dez segundos.

No verão de 1995, Ron Weasley recebeu uma Cleansweep Onze como um presente de seus pais para se tornar um Monitor. Ele usou quando ele jogou como goleiro no Time de Quadribol da Grifinória.

Nimbus 2000 e 2001

A Nimbus foi produzida pela Companhia Nimbus de Vassouras de Corrida, considerada a linha bem mais sucedida de vassouras de corrida foi criada por Devlin Whitehorn. Lançada em 1991, era, na época, a vassoura mais rápida em produção. A Nimbus 2000 superava com facilidade seus concorrentes no campo de Quadribol até ser substituída pela superior Nimbus 2001, da mesma companhia. O punho da vassoura é feito de mogno. O time de Quadribol do Japão usou Nimbus 2000 durante as partidas da Copa Mundial de 1994, mas não chegaram à final

Lançada em agosto de 1992, a Nimbus 2001 foi mais rápida do que sua antecessora, ela se tornou oficialmente a vassoura mais rápida, até o lançamento da Firebolt em 1993. A vassoura é preta e prata com estribos giratórios. Apesar de a Firebolt ser mais rápida, a Nimbus 2001 ainda é usada pela maioria dos times de Quadribol em todo o mundo. Outros modelos lançados anteriormente foram a Nimbus 1000, 1001, 1500 e 1700.

Firebolt

É capaz de passar de 0 a 240 Km/h em dez segundos. A Firebolt também possui um feitiço de frenagem inquebrável, excelente equilíbrio e precisão, e paira em altura razoável quando solta. Em 1994, a Firebolt foi a vassoura mais rápida em todo o mundo. Mesmo que o competidor Thunderbolt VII possa atingir velocidades que rivalizem com a da série Firebolt, muitos especialistas acham que sacrificam segurança por velocidade - de fato, durante a Copa Mundial de Quadribol de 2014, mesmo que as vassouras profissionais sejam capazes de suportar ataques de balaços, a cauda do Thunderbolt do Apanhador nigeriano Samuel Equiano foi esmagada por um tiro de balaço lançado pelo batedor japonês Hongo.

O identificador é feito de ébano polido (uma vez listado como cinza em uma propaganda) e os galhos podem ser feitos de bétula ou avelã, dependendo da preferência do cliente. As peças metálicas da vassoura são de ferro fundido por duendes, o que aumenta a estabilidade e a potência em condições adversas e evita o deslizamento nos punhos. Cada Firebolt tem um número de registro dourado.

Outras Vassouras


A Fambus Station Wagon é uma vassoura extra-longa capaz de acomodar uma família inteira de seis pessoas, produzida pela Nimbus Racing Broom Company. Estava disponível em cinco cores diferentes. Em 1996 foi anunciada pelo Profeta Diário como a mais nova adição da frota Nimbus, a solução final para as viagens de familia.

A Swiftstick era uma vassoura produzida por Ellerby e Spudmore em 1952. A nova vassoura foi mais rápida do que o esforço anterior da empresa, a Tinderblast em 1940, mas foi descoberto que a vassoura perdia potência durante subida. Por causa disso, a Swiftstick nunca foi usada por qualquer equipe profissional de Quadribol.

A Twigger 90 foi uma de vassoura lançada em 1990 por Flyte e Barker. Destinada a substituir a Nimbus como líder de mercado, no entanto, a Twigger 90 foi descoberta que empenava em alta velocidade. Ela também incluia vários truques novos, incluindo um aviso sonoro e correção automática de rumo, e ganhou a reputação de ser uma vassoura usada por aqueles com mais dinheiro do que sentido.

A Moontrimmer foi uma vassoura criada por Gladys Boothby em 1901. Projetada com um cabo fino de cinzas e a capacidade de voar mais alto do que outras vassouras (e permanecer controlável), na época ela foi uma revolução no design de vassouras e era muito procurada por jogadores de quadribol. No entanto, trabalhando sozinha, Gladys nunca foi capaz de acompanhar a demanda por eles.

A Tinderblast foi um modelo de vassoura produzido por Ellerby e Spudmore em 1940. Embora não seja tão rápida quanto as Cleansweeps ou as Comets, observou-se que eles eram altamente adaptaveis a mudanças e situações dificeis.
 
A Vassouras McTawny foi um vendedor ou fabricante de vassouras em Nova York. Fundada em 1702, eles se especializaram em "madeira hiberniana", que provavelmente indica vassouras feitas de madeira importada da Irlanda ou feitas de árvores nativas da Irlanda. O slogan deles era "Voe mais alto que as terras altas da Escócia".

A Varápido foi um modelo de vassoura usada pelo time de Quadribol do Brasil em 2014 na Copa Mundial de Quadribol.

A Bluebottle foi uma vassoura desenhada para o uso da familia e foi descrita em um quadro na Copa Mundial de Quadribol de 1994 como ''segura'' e "confiavel". Ela vem com uma campainha anti-roubo incorporada.

A Starsweeper XXI foi um modelo de vassoura usada pelo time de Quadribol Americano na Copa Mundial de Quadribol de 2014.

A Yajirushi era uma vassoura de classe mundial desenvolvida no Japão e revelada pela primeira vez durante a Copa do Mundo de Quadribol de 2014, onde a equipe nacional japonesa de quadribol brincava com as vassouras. Em japones o nome significa "sinal de flecha".

A Firebolt Supreme foi um modelo de vassoura feita depois da Firebolt original e usada pelo time de Quadribol da Bulgaria na Copa Mundial de Quadribol de 2014.
 
A Air Wave Gold era uma vassoura de corrida, aparentemente fabricada na década de 1990. Em 1996, a revista Seeker Weekly comparou o Air Wave Gold com a Turbo XXX para ver qual era o melhor. A revista ainda dizia que o time Canhões de Chudley enfrentava o rebaixamento.



Vassouras Desconhecidas

Alastor Moody usou uma vassoura personalizada e incorporou um suporte para as costas que permite que o passageiro se sente na posição vertical. Moody usou esta vassoura quando viajava na Guarda Avançada em 1995. Ele também usou em 1997 na Batalha dos Sete Potter.

Ele era incapaz de pilotar uma vassoura na posição normal porque não possuia uma perna do joelho pra baixo devido à algum acidente magico ou duelo contra bruxos das trevas.


Cormaco Mclaggen
Era um aluno muito talentoso em pilotar uma vassoura, e se juntou à equipe de quadribol da Grifinória como goleiro de reserva em seu sétimo ano, mostrando suas impressionantes habilidades de quadribol. McLaggen é um rapaz de ombros largos e cabelos grossos. Seu rosto ficava vermelho quando ficava nervoso. Nos testes para goleiro em 1996, Harry Potter pensou que McLaggen era grande o suficiente para bloquear os três gols sem se mover muito.
 
 
Blasio Zabini
Blaise era um garoto alto e negro com maçãs do rosto salientes e olhos longos e oblíquos. Ele foi descrito como sendo vaidoso sobre sua aparência. Em seu sexto ano, Blasio se juntou ao time de Quadribol da Sonserina, jogando como artilheiro, mostrando que ele era um talentoso e habilidoso voador de vassoura e jogador de Quadribol. 

Parecia que ele era tão arrogante que era mais ou menos indiferente e desdenhoso de todos, independentemente do status.

Olivio Wood
Oliver foi capitão da equipe de quadribol da Grifinória durante seu quarto ano em diante. Mais tarde, ele se tornou um jogador profissional de quadribol da equipe de reserva do Puddlemere United na posição de goleiro, mostrando que ele era um excelente e altamente talentoso piloto de vassoura.




Marcus Flint
Marcus jogou como artilheiro no time de quadribol da Sonserina. Ele era o capitão do sexto ano, demonstrando ser um talentoso e habilidoso voador e jogador de quadribol, apesar de suas trapaças e jogadas sujas no campo de quadribol. Durante o ano letivo de 1991 ele usava uma Shooting Star e posteriormente no ano seguinte uma Nimbus 2001, presente do pai de Draco Malfoy.



Gina Weasley
Ginny acabou se tornando uma jogadora de sucesso e jogou tanto o Apanhadora quanto o Artilheira da equipe de quadribol da Grifinória. Apesar de não jogar apanhadora regularmente, ela foi capaz de derrotar Cho Chang, uma apanhadora experiente. Ela até entrou no lugar do extremamente talentoso Harry Potter (embora ela admitisse que Harry era um apanhador melhor que ela), ganhando a Grifinória na Taça de Quadribol em 1996. Quando adulta, Gina se tornou um jogador profissional de quadribol para as Harpias de Holyhead. Nos anos posteriores, ela usou suas experiências no esporte para instruir os novos membros da Força-Tarefa do Estatuto do Segredo sobre técnicas de controle do corpo ao cair de uma vassoura.

Vitor Krum
Era um jogador incrivelmente habilidoso e jogou como apanhador pela equipe nacional de quadribol da Bulgária aos dezessete anos. Ele foi considerado um dos melhores apanhadores do mundo, apesar de ser jovem. 

Apesar de parecer gracioso enquanto voava em sua vassoura de cabo vermelho igual ao uniforme da Bulgaria, ele tinha os ombros largos e os pés no chão.
Gilderoy Lockhart
Famoso autor e suposto aventureiro Gilderoy Lockhart possuía uma vassoura que ele batizou com um nome pessoa. Ele teria usado esta vassoura para jogar Quadribol quando jogou no time de Quadribol da Corvinal como Apanhador.

Essa também pode ter sido a vassoura com a qual Lockhart bateu na cabeça do Espirito Agourento Bandon, o que era, na verdade, uma de muitas mentiras que ele contava para os leitores.

Kingsley Shacklebolt
Kingsley era um voador altamente talentoso, acompanhou Harry Potter com sucesso até o Largo Grimmauld em uma vassoura ao lado de seus outros companheiros da Ordem da Fênix, e até sobreviveu ileso à Batalha dos Sete Potters, fugindo de muitos Comensais da Morte enquanto também conseguia proteger Hermione Granger.



Emmeline Vance e Elifas Doge
Vance era uma piloto altamente qualificada, sendo um membro da Guarda Avançada, ela também foi notada por ter a capacidade de ser adepta o suficiente para voar e brandir simultaneamente sua varinha, algo que se diz extremamente difícil de fazer, mostrando suas habilidades excepcionais de vôo.

Doge também escoltou Harry Potter em segurança e se mostrou um piloto muito talentoso. Ele fazia parte da retaguarda para que, se algo acontecesse com a guarda avançada, a retaguarda pudesse assumir o controle.
 
Arthur Weasley
O Sr. Weasley participou da transferencia de Harry Potter da Rua dos Alfeneiros para a Toca e para esse vôo ele fez par com seu filho, Fred. A vassoura de Arthur tem um design que exemplifica seu amor pelos Trouxas. Ao inves de descanso pros pés, os pedals são na verdade pedals de bicicleta, e o assento também é de uma bicicleta e ainda tem uma bolsa na parte de trás do banco. O cabo da vassoura é feito de delicados galhos de laranja.

0 Corujas:

Postar um comentário

Bruxarias

Marcadores

harry potter mundo magico quadribol hogwarts floreios e boroes beco diagonal fanmade harry potter hogsmeade alvo dumbledore harry potter imprimir dolores umbridge arvore genealogica cartas de harry potter diy familia black horcrux letter harry potter luna lovegood ministerio da magia ministry of magic professores de hogwarts replicas harry potter severo snape travessa do tranco Godric's Hollow a vida e as mentiras de alvo dumbledore alta inquisidora ariana dumbledore basilisc bertie boot bezoar biblioteca de hogwarts bicho papao brigada inquisitorial cartas de hogwarts cedrico diggory chocolate frog clube do slug como fazer death ariana dumbledore death eater defesa contra as artes das trevas desiluminador espada de grifindor fleur delacour fred weasley gemialidades weasley gilderoy lockhart golden snitch harry potter 3D harry potter beans harry potter books harry potter famous harry potter personagens harry potter ticket hermione grander hermione granger high inquisitor hogwarts express hogwarts library jorge weasley lilian evans maquete de quadribol mask death eater monitor de hogwarts niems noms o pasquim os contos de beedle o bardo papercraft papercrafts harry potter percy weasley permissao de visita a hogsmeade polyjuice potion pomo de ouro potion harry potter potion labels potions pottermore poçao polissuco prisioner of azkaban produtos weasley profeta diario remo lupin replica harry potter rita skeeter rony weasley rotulo de poçoes sapos de chocolate sirius black slug club slughorn testamento do dumbledore the quibbler torneio tribruxo twizard tournament visit hogsmeade vitor krum will of dumbledore wizard wheezes